Saúde e Bem-Estar Termal
A Capela de Santa Maria Madalena de Aregos, de arquitectura simples e estrutura pequena é mais uma razão, pelas suas raízes históricas, para visitar Caldas de Aregos.
Velhos documentos de um antigo Hospital em Aregos, mandado construir e dotar por D.Mafalda mulher do nosso primeiro rei, e também de uma capela sob a invocação de Santa Maria Madalena que a mesma Senhora e rainha terá mandado erigir e dotar suficientemente, para nela serem celebradas duas Missas semanais.
A sua administração, na Idade Média, andava confiada à Mitra de Lamego e as despesas eram cobertas com o rendimento da barca de passagem no Douro e de várias casas e herdades.
Segundo "Juros e Sabudos" (fls. 64-67), no século XVI, a capela era administrada pelo Pe. Pero Rodrigues e trazia terras aforadas nas Caldas, em Felgueiras, em Miomães, em S. Martinho de Mouros, em Fornelos e em Vigião. Os foreiros pagavam os respectivos foros em cereais, vinho, dinheiro e animais domésticos. (...) (1)
De qualquer modo esta capela que agora, chamam de Santa Luzia, é de uma importância extraordinária, como testemunho das benemerências da nossa primeira rainha para com os pobres e doentes destas regiões de Riba do Douro.

(1) JUROS DE SABUDOS, fls. 64-67 - Códice 10601 da B.N.
Texto retirado/adaptado do Livro: DUARTE, Joaquim Correia - "Resende e a Sua História", Volume 1: O Concelho, Edição da Câmara Municipal de Resende, 1994, pág. 220.

Sabia que ...

…paralelamente às Termas existem várias atividades aquáticas no rio Douro que poderá experimentar em Aregos tais como remo, motonáutica e canoagem?

TOP