Saúde e Bem-Estar Termal
As técnicas utilizadas nos tratamentos termais, visam aproveitar a água e os seus elementos físico-químicos, proporcionando bem-estar e benefícios para a saúde de todos os que usufruem das Termas de Caldas de Aregos.
Estes tratamentos, carecem de prévia prescrição médica, sendo todos os aquistas acompanhados por um dos médicos do corpo clínico, que fará o respectivo diagnóstico clínico.
Nas Termas de Caldas de Aregos, encontrará um conjunto de técnicas que aliadas aos equipamentos termais modernos e funcionais, poderá vir a desfrutar de um ambiente agradável, confortável, relaxante e cheio de animação.
 
TÉCNICAS UTILIZADAS

Banhos:
.::. Imersão Simples em Banheira: absorção dos elementos minerais contidos na água por via percutânea, inaladora (gazes termais) e efeito térmico.
.::. Imersão em Banheira com Duche Subaquático: aumento da tonificação dos tecidos (efeito da massagem) por activação da circulação local das articulações.
.::. Imersão em Banheira com Aerobanho: além dos efeitos da imersão, proporciona uma estimulação da pele pelas bolhas de ar atmosférico.
.::. Hidromassagem Computorizada: é feita uma estimulação por finos jactos de água termal sob pressão, com efeito de massagem percutâneo.
 
Duches:
.::. Geral: neste processo o efeito térmico junta-se ao importante efeito da massagem mecânica. A sua aplicação abrange todo o corpo e é um estimulante geral.
.::. Escocês: é um duche de contraste, alternando entre o quente e o frio.
.::. Parcial Manupediduche: é efectuado em tinas especiais para os membros superiores e/ou inferiores.
.::. Vichy: o duche é aplicado com jactos múltiplos associado de forma especial a técnicas complementares de massagem manual. Estimula e tonifica os músculos das zonas cervical, dorsal, lombar e glútea, tendo um efeito descontraturante muito importante.
Pelóides:
.::. Aplicação de Lamas: conhecido igualmente por aplicação de lamas na zona a tratar, possui um intenso efeito térmico, aliado a um importante efeito químico. Utilizado para tratar patologias degenerativas e inflamatórias, localizadas nas articulações.
 
Vapores:
.::. Estufa de Bertholet: é uma pulverização sob baixa pressão de vapor de água termal sobre a coluna vertebral.
.::. Estufa de Vapor dos Membros: é colocado sob a acção do vapor as mãos e/ou pés de forma individual.
.::. Vapor Integral: o corpo do aquista fica submetido à acção do vapor integral de uma estufa, ficando com a cabeça de fora. Os vapores oferecem essencialmente um efeito térmico, obtendo-se uma boa acção sedativa, vasodilatadora e relaxante muscular
.::. Inalação: técnica de aplicação em que o aquista inala os vapores de água termal.
.::. Pulverização: projecção de um jacto fino para a boca, a fim de atingir o cavum, amígdalas e adenóides.
.::. Irrigação Nasal: um fino jacto de água atravessa as fossas nasais.
.::. Nebulização em Câmara: é uma prática de humidificação do corpo e das vias respiratórias, pode ser feita em grupo, em cabine saturada de vapor de água termal
Sala de Repouso:
Após o tratamento, o aquista repousa cerca de 20 a 30 minutos, a fim de recuperar as suas funções vitais para valores normais.
NOS TRATAMENTOS DAS VIAS RESPIRATÓRIAS, RECONHECEMOS A ACÇÃO FARMACOLÓGICA DO ENXOFRE, PRESENTE NAS NOSSAS ÁGUAS, ACÇÃO MUCOLÍTICA, ANTI-INFLAMATÓRIA E CICATRIZANTE.

Sabia que ...

… as águas de Caldas de Aregos estiveram representadas na Exposição Universal de Paris em 1867 na qual obtiveram uma Medalha de Ouro?

TOP